Caminho de ferro de Penafiel a Lixa

A  organização desta empresa foi obra inicial do Dr. Cerqueira Magro, espírito trabalhador e tenaz na realização do que pensa executar. Por volta de 1900, adquiriu a mata do Seixoso e, aí construiu um sanatório que iria ser parcialmente devorado pelo fogo em 1904. Após a sua reconstrução deu lugar a um prédio com outro fim: uma estância de repouso, hoje habitação sazonal da família, e que se encontra em estado de conservação precária. Dada a grande afluência de visitantes, e porque os meios de transporte eram raros. O Dr. Cerqueira Magro apresentou o plano da criação do Caminho de Ferro a um grupo de proprietários de Penafiel, Lousada, Felgueiras e Lixa, que, se colocaram ao seu lado, desejosos de colaborarem na obra que conduziria aquelas regiões ao grau de prosperidade a que tinham direito pela riqueza natural e densa população mal servidas pelos meios de viação usados até ali.
Mas esse privilégio durou apenas oito ou nove anos, pois, em 1922 ou 1923, a Joaninha -como chamavam ao comboio de Penafiel à Lixa deixou de transitar.
Pode dizer-se abertamente que o Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa se deve ao Dr. Cerqueira Magro, como iniciador da empresa, e aos capitalistas de Penafiel, Lousada, Felgueiras e Lixa, porque forneceram somas valiosas para a realização do seu ideal: a viação acelerada.
Escritura de Constituição de
Sociedade da "Companhia do
Caminho de Ferro de Penafiel à
Lixa e seus estatutos
Denominação, Fins, Sede e Duração
Artigo I o - Nos termos da lei e do presente estatuto, constitui-se uma sociedade anónima, de responsabi¬lidade limitada, intitulada "Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa"
Artigo 2° - O seu fim principal é estudar, construir e explorar uma linha férrea, para passageiros e mercadorias, assente no todo ou em parte no leito de estradas existentes entre a cidade de Penafiel e a povoação da Lixa, passando pelas vilas de Lousada e Felgueiras, em harmonia com o decreto de 21 de Abril de 1906, sobre este assunto.
O Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa, foi inaugurado oficialmente no dia 16 de Fevereiro de 1913, embora a 10 de Novembro de 1912, dia de S. Martinho já circulasse o comboio no troço de Penafiel-Novelas.
Na altura da inauguração oficial, a companhia possuía duas máquinas: a máquina nsupo/sup 1, denominada "Penafiel" e a n° 2 "Lixa". Em Junho de 1913 foram adquiridas duas novas máquinas: a risup,,/sup 3 "Lousada" e a n° 4 "Seixoso". Mais tarde foram adquiridas as máquinas N° 5 "Felgueiras" e a n° 6 "Margarida".
O troço Penafiel (Novelas) - Lousada foi inaugurado a 8 de Novembro de 1913
O troço Lousada - Felgueiras foi inaugurado a 7 de Maio de 1914.
A inauguração do troço Felgueiras-Lixa teve lugar em Setembro de 1914, com muita alegria, e com a presença das bandas de música dos Bombeiros da Lixa e do Regimento de Infantaria 32. Houve missa solene pelo abade de Moura e, fogo pirotécnico, que veio de Viana do Castelo.
O comboio da inauguração chegou à Lixa às 10.15 h e era rebocado pela máquina "Seixoso". Os preços dos bilhetes de ida e volta de Penafiel à Lixa supsupera de 60 centavos, 50 centavos ou 40 centavos", conforme a classe em que se viajasse.
Com esta inauguração, estavam construídos 33 km de linha, assente no leito das estradas em terra desde a cidade de Penafiel até à povoação da Lixa. A linha de tipo americano, era percorrida em "2 horas no sentido de Penafiel - Lixa" e " em sentido inverso em 1 hora e 50 minutos, por causa das muitas paragens.
Na Lixa a principal estação ficava situada,em Borba  de Godim num local onde hoje existe uma urbanização, logo no início da cidade.
  (Com o nome Largo da estação)






1913 - Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa - Inauguração
Construída pela Companhia Auxiliar de Construções Ferroviárias – em via métrica, utilizando o leito da estrada, cruzava a Linha do Douro em Novelas/Penafiel.

A História...
Pela primeira vez, as populações de três concelhos reuniram-se à volta de uma ideia: o caminho-de-ferro.
A linha do Tâmega revelava-se insuficiente para as necessidades das populações de Penafiel, Lousada e Felgueiras, uma vez que as estações existentes distavam vários km dos respectivos centros. Estes concelhos estavam isolados no progresso e nas comunicações. Não havia, ainda, o transporte rodoviário, só o caminho-de-ferro era a ligação rápida da época.
Não sendo contemplado pelo governo com uma linha ferroviária que tirasse do isolamento estes concelhos, em 1908, o Dr. Cerqueira Mago lança a entusiasta ideia do caminho-de-ferro de Penafiel à Lixa, passando por Lousada e Felgueiras. Esta ideia foi abraçada por toda a população, uma vez que representava um grande melhoramento para o comércio, indústria e população dos concelhos por onde se projectou passar.
Nesse mesmo ano, iniciaram-se as diligências para dar início à construção da linha férrea. Em Maio, registava-se já uma grande lista de subscritores para as acções do caminho-de-ferro de Penafiel à Lixa.
Em Fevereiro de 1909, começavam os primeiros trabalhos para a organização da planta dos terrenos por onde devia passar o caminho-de-ferro. Em Lousada a linha atravessava o concelho nas freguesias de Lodares, Nevogilde, Nespereira, Boim, Cristelos, Silvares, Nogueira, Alvarenga, Stª Margarida e S. Miguel.
A 8 de Novembro de 1913, foi inaugurado o troço de Novelas a Lousada. O comboio, rebocado pela máquina "Lousada", chegou à Vila de Lousada por volta das 11 horas e o percurso fazia-se em 22 minutos.
Uma multidão aguardava a chegada do comboio, com um festival de fogo-de-artifício animado pelas bandas de música de Lousada e Vizela. A rua Visconde d'Alentém estava embandeirada e das janelas eram atiradas flores à passagem do comboio.
Em 1916, dada a crise da I Guerra Mundial, a Companhia começava a atravessar um período difícil que, a par dos frequentes acidentes na via-férrea, punham em risco a sua existência. A conjuntura política nacional e internacional, conjuntamente com a circulação rodoviária de pesados que se intensificara em meados de 1920, deram a machadada final no futuro da Companhia.
Apesar das várias tentativas de liquidação das dívidas da companhia, o caminho-de-ferro não tinha condições de viabilidade. Estava, assim, inutilizado o esforço, iniciativa e carinho devotado por algumas dezenas de homens que conseguiram construir, sem auxílio do Estado, facto único em Portugal, a primeira associação voluntária de municípios de três concelhos: Lousada, Penafiel e Felgueiras.
Apesar das várias tentativas de liquidação das dívidas da companhia, o caminho-de-ferro não tinha condições de viabilidade. Estava, assim, inutilizado o esforço, iniciativa e carinho devotado por algumas dezenas de homens que conseguiram construir, sem auxílio do Estado, facto único em Portugal, a primeira associação voluntária de municípios de três concelhos: Lousada, Penafiel e Felgueiras.
Da passagem do comboio por Lousada, carinhosamente apelidado de «Dona Joaquina» ou «Dona Chocolateira», ficaram somente as fotografias e o apeadeiro de Gondariz, mandado edificar pelo Visconde de Lousada, para uso pessoal no acesso ao comboio.
Ficou, também, o empenho de uma população na concretização do sonho que nasceu de uma ideia no tempo da monarquia (1908), viveu durante a 1ª República, sofreu as amarguras da I Guerra Mundial e veio a morrer durante a vigência da governação militar (1931) instaurada após a Revolução Militar de 28 de Maio de 1926.

Datas da inauguração dos troços:

O primeiro troço de Penafiel a Novelas começou a funcionar em 10 de Novembro de 1912 sendo inaugurado no dia 16 de Fevereiro de 1913 e a viagem custava 40 réis.
A 8 de Novembro de 1913 foi inaugurado o troço Penafiel (Novelas) - Lousada.
Em Junho de 1914 foi inaugurado o troço Lousada - Felgueiras.
Em Setembro de 1914 foi inaugurado o troço Felgueiras - Lixa.
Em 13 de Abril de 1915 foi inaugurado o troço até à Torre.
Em 27 de Junho de 1915 o comboio chegou a Entre-os-Rios.
informação:
In "O Caminho de Ferro de Penafiel à Lixa e Entre-os-Rios", de José Fernando Coelho Ferreira, 3ª edição - 2000.


Fonte: "Revista das Vitórias 2002"  Carlos Coelho
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